quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Os Jogos como Ferramenta Educativa



O Jogo e o Desenvolvimento


A importância dos jogos




   Torna-se importante percebermos como os jogos podem contribuir para estimular o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças e dos jovens.
     Para Piaget (1962), o jogo é importante no desenvolvimento cognitivo a nível da representação mental e pensamento abstracto., Para Vigotsky (1978), contribui para o desenvolvimento da representação mental e função simbólica e um instrumento de apropriação cultural.

    Os jogos não servem para a transmição de conhecimento e regras de convivência social de modo agradável e estimulante. Os jogos são essenciais no desenvolvimento das crianças pois permite que se expressem livremente e demonstram o estadio em que se encontram cognitivamente. Os jogos devem ter sempre um propósito em que os aspectos regulamentadores assumem um papel central no acto de brincar pois é deste modo que as crianças irão estabelecer a diferença entre trabalho e jogo.
              Os jogos possuem características educativas, permitindo ao jogador liberdade de caminhos, aprendizagem por tentativa de erro e possibilidade de efectuar várias acções em simultâneo. Desta forma, o jogador aprende a jogar de forma adequada com as suas necessidades individuais e onde faz descobertas de novas formas de conhecimento.

     Geração Net
              Crianças e Jovens Têm criado novas habilidades cognitivas derivado ás tecnologias e á internet, e desenvolvido uma organização diferente para acederem à informação; conversam e interagem com várias pessoas ao mesmo tempo, em diversos assuntos; assumem cada vez mais um papel de criadores do que de meros consumidores.
              querem processos abertos, dinâmicos e independentes, o que não significa que se deve descartar os métodos tradicionais, pelo contrário, complementa-os e é uma outra possibilidade que o educador tem para tornar a aprendizagem mais estimulante e agradável. Por isso alguns autores afirmarem que se deve restruturar os métodos de ensino, ajustando as necessidades desta nova geração. Os computadores e os jogos promovem a interacçção nas ciranças/jovens, bem como o comportamento de interajuda e tutoria entre pares.

    CRITÉRIOS DE QUALIDADE
·                    Há diversos ganhos educacionais, tirando partido das múltiplas funcionalidades em que potenciam a qualidade educativa e os educadores/Professores devem estar habilitados a usá-los e a saberem mais sobre as aprendizagens que utilizam tecnologias para estimular e avaliar a qualidade e adequação de softwares, bem como explorá-los em função dos.
              O desafio, a fantasia e a curiosidade são características que os jogos contêm e que por isso se tornam óptimos recursos para que crianças e jovens aprendam, pois estas especificidades são cativantes.
As características devem ser estimulantes e desafiantes consoante a idade e o estadio da criança, para que não desmotive e não abandone a tarefa ou não entre em um estado de ansiedade por não conseguir concluir determinada tarefa, levando á desistência. Os prémios, os rankings, emblemas, estimulam recompensas sociais e emocionais que impulsionam o sentido de compromisso e resolução de problemas


   NOVO ENSINO

     Integrara as tecnologias e os videojogos oferece um aumento de interesse dos alunos e de ensinar novas e valiosas habilidade aos educadores onde os ambientes de aprendizagem passam a ser centrados no aluno, alterando o papel do professor tornando-se um facilitador. Há assim deste modo um papel activo no processo de aprendizagem onde o aluno constrói o seu próprio conhecimento e resolve problemas colaborativamente, passando a trabalhar em equipa. É constantemente desafiado a desenvolver habilidades na resolução de problemas e a exercer pensamento critico, analítico e criativo. Assim, as competências que melhor se

   Um exemplo - Matemática
      Segundo Martin (1992) a área curricular que mais beneficia com o uso dos videojogos é a matemática pois utilizam uma linguagem simbólica distante da linguagem natural, utilizam conceitos com elevado grau de abstração e assentam em regras de dedução e cálculo. Os videojogos requerem uma seleção ordenada e sequencial de um conjunto de instruções apelando frequentemente a conhecimentos e conceitos matemáticos. Ajudam a desenvolver os conceitos como formas, contagens, classificações, desenvolvimento do pensamento geométrico e espacial e ainda a manipulação de ojectos (aumentando, diminuindo, colorindo, etc). Pode-se assim concluir que nesta área há uma resolução de problemas aliada á interactividade em que a criança é colocada perante a concretização de determinados objectos, desde os mais elementares (figuras geométricas) ás mais elaboradas (resolução de equação).

   Conclusão
·                    Os jogos “cumprem a função de construir ou reorganizar funções cognitivas dos jogadores que são constantemente intensificadas e que trazem novas formas de conhecimento” (texto1)
·                    “ Os bons videojogos são verdadeiras maquinas de aprendizagem”  Paul Gee (2010)


   Bibliografia
      - Gomes, T. & Carvalho, A. (2008). Jogos como ferramenta educativa: de que forma os jogos online podem trazer contribuições para a aprendizagem. Actas da Conferência ZO+ Digital Games 2008.

      - Lopes, N. e Oliveira, I (2013). "Videojogos, Serious Games e simuladores na Educação: usar, criar e modificicar" em Educação, Formação e Tecnologia, 6(1), 4-20
    -   Amante, L. (2004). Novas Tecnologias, Jogos e Matemática. In D. Moreira & I. Oliveira, O Jogo e a Matemática (pp. 153-184). Lisboa: Universidade Aberta.



    



Sem comentários:

Enviar um comentário

MOOC - Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir

"10 Mandamentos para prevenir e combater o (ciber)bullying" ester.frimox@gmail.com -   NAU - DGE: SEGBC MOOC - Bullyin...