segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Depoimento sobre a Universidade Aberta de Lisboa - Portugal

Olá a todos, 

Num post anterior já falei da minha experiência sobre o ensino aberto e a distância, mas desta vez venho aqui trazer o meu depoimento especificamente sobre a Universidade Aberta de Lisboa em Portugal. Podem comentar, discordar, perguntar e tirar dúvidas, será um prazer partilharmos experiência e trocar ideias.



INTRODUÇÃO
Chamo-me Ester Saraiva, tenho 41 anos e vivo em Maputo – Moçambique há 14 anos. Fui convidada a dar o meu testemunho sobre a minha experiência do curso de Educação da Universidade Aberta. E no qual agradeço o convite.
    A Universidade Aberta de Lisboa é uma Universidade pública, criada em 1988 que já formou 8000 licenciados, 1100 Mestres e 90 Doutores em regime de e-learning. Tem uma oferta formativa que resulta do acompanhamento constante das necessidades e das exigências do Mercado de trabalho dispondo de 15 Licenciaturas, 19 mestrados e desenvolve 15 projectos de investigação. Quando pensei em tirar uma Licenciatura, tinha o problema do tempo, o trabalho e a vida familiar não permitiam frequentar aulas presenciais do ensino tradicional. Tinha ainda o problema geográfico e após várias pesquisas das Universidades locais, nenhuma tinha um curso que se enquadrasse ás minhas características e gostos pessoais. Pesquisei sobre Universidades que conferiam grau de Licenciatura com cursos segundo os meus interesses pessoais e profissionais, e com a oportunidade de ultrapassar barreiras geográficas, temporais e linguísticas visto possuir um nível fraco de Inglês. Após algumas pesquisas pela internet, a Universidade Aberta de Lisboa constituía a melhor Universidade pois não só é pública, como disponibiliza uma oferta desde Licenciaturas a Doutoramentos e ainda com o sistema em e-learning. Percorri o site na Universidade, analisando os cursos e os seus planos pedagógicos e o Curso de Educação era o que melhor se enquadrava, pois anteriormente frequentei o curso de Professores do Ensino Básico com a variante E.V.T. que não o terminei. Desta forma fiz o meu primeiro contacto com a Universidade e optei pela opção de mudança de curso pois iria despender de menos tempo. Foram-me dando as guidelines do que teria de fazer e enviar para a minha candidatura e seguidamente matrícula e inscrição. Efetuei tudo on-line o que me poupou tempo e dinheiro. Foi-me fornecido um e-mail institucional e mais tarde, introduziram-me no módulo de ambientação on-line inteiramente grátis. Este foi talvez o segundo factor que achei mais vantajoso (pois o primeiro foi sem dúvida o facto de ter tratado de tudo on-line, sem ter de me deslocar a Portugal). Com este módulo de ambientação virtual, tal como o nome indica, ajuda a ambientarmos com o modo virtual de ensino. Aqui, percebi que este tipo de ensino requer uma atitude de comprometimento activo, onde aprendemos a aprender e por isso temos de adoptar uma postura construtiva e autónoma, com interacções responsáveis. Era essencial traçar um plano de gestão pessoal, para que pudesse continuar com a minha rotina diária profissional e familiar, como ainda incorporar os estudos. Numa das Unidades curriculares foi-nos aconselhado e explicado a criação de um cronograma que serviu de ponto de partida para a minha organização e gestão pessoal. Numa outra unidade curricular apresentaram-nos um vídeo que me tem servido até hoje, sobre o voo dos gansos, no qual a mensagem principal é voarmos todos em bando, não deixando ninguém para trás! Aqui percebi que este tipo de ensino não é desprovido de laços de convívio e cumpre com a melhor tradição da vivência académica. Para isso a Universidade dispõe de fóruns, salas de conversação virtuais, wikis, repositórios, loja on-line e e-manuais. Temos ainda á nossa disposição o acesso a recursos diversificados, a secretaria on-line, o espaço da coordenação, onde podemos tirar dúvidas, pedir conselhos e expor problemas. Todos estes espaços encontram-se devidamente “divididos” pelos respectivos anos. Estava dado o pontapé de saída! Os professores foram colocando o respectivo material entre textos, áudios, vídeos e apresentações, pedindo para realizarmos algumas actividades, que apesar de trabalhosas e preparam-nos para os e-folios. Pode-se tirar duvidas não só com o professor, mas também com os colegas. Progredirmos na nossa aprendizagem pois aprendemos a aprender e percebermos que o professor não apenas é um transmissor de conhecimento e o aluno mero consumidores passivos e consumista, mas como alunos somos actores activos de todo este processo.  Ao contrário do que esperava, as actividades realizadas e discutidas em conjunto nos preparam para os e-fólios e ambos para o p-folio realizado mais tarde nos. Uma outra vantagem é a opção de avaliação em a Universidade nos dá opção de escolha entre dois tipos de avaliação, em Modo de exame final ou avaliação continua. Com o modo de avaliação continua “obriga-me” a ter de avançar mais frequentemente e participar nos fóruns bem como nas actividades. Procrastinação foi algo que os professores me ajudaram a tomar consciência, como um alarme sempre que o cansaço se apodera de nós ou não há vontade e damos lugar á procrastinação! Um lema que me motiva a não deixar nada para amanhã. Tem sido uma experiência enriquecedora, pois ultrapassei barreiras que não imaginava para além do espaço geográfico e do tempo, mas de potencialidades que desconhecia. Tenho lidado melhor e de forma mais eficaz, com algumas ferramentas tecnológicas que já utilizava, mas não fazia uso na totalidade das mesmas e de outras novas. Nunca me senti sozinha apesar pois tanto colegas como professores têm sempre uma palavra de animo ou de motivação! Já frequentei diversos cursos presenciais, e de todas as experiências académicas, esta é sem dúvida a mais enriquecedora a nível pessoal, em que descobri uma outra forma de estudar, potencialidades! Tenho uma faculdade “á minha medida” e de encontro ás minhas necessidades! Penso que futuramente não escolherei outro modelo de ensino pois desejo continuar a estudar porque é um gosto, um vicio e uma maneira de estar na vida!
Em conclusão, faço um balanço muito positivo mesmo não tendo uma interação presencial conseguimos socializar. Não há de facto o cara-a-cara, a expressão facial nem tom de voz na maioria das vezes, por isso temos de ter intervenções cuidadosas na escrita, mas é um outro modo de aprendermos a comunicar.  Para além disso, sendo uma Universidade Pública e reconhecida, não é dispendiosa, e temos a garantia do prestigio de um ensino exigente e de qualidade. Posso concluir que é bem mais exigente, pois temos de ter muita organização e como nos tornamos parte de todo este processo de ensino-aprendizagem, ao contrário de um ensino presencial tradicional exige muito mais de nós próprios. A Universidade Aberta na minha visão está na vanguarda de uma formação superior de qualidade e de responsabilidade social com a inclusão digital, ultrapassando fronteiras temporais e espaciais e sempre em busca de novos modelos e tecnologias, e por isso já é actualmente um caso de estudo internacional.

Obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário

MOOC - Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir

"10 Mandamentos para prevenir e combater o (ciber)bullying" ester.frimox@gmail.com -   NAU - DGE: SEGBC MOOC - Bullyin...