Olá a todos,
Num post anterior já falei da minha experiência sobre o ensino aberto e a distância, mas desta vez venho aqui trazer o meu depoimento especificamente sobre a Universidade Aberta de Lisboa em Portugal. Podem comentar, discordar, perguntar e tirar dúvidas, será um prazer partilharmos experiência e trocar ideias.
INTRODUÇÃO
Chamo-me Ester
Saraiva, tenho 41 anos e vivo em Maputo – Moçambique há 14 anos. Fui convidada
a dar o meu testemunho sobre a minha experiência do curso de Educação da
Universidade Aberta. E no qual agradeço o convite.
A Universidade Aberta de
Lisboa é uma Universidade pública, criada em 1988 que já formou 8000
licenciados, 1100 Mestres e 90 Doutores em regime de e-learning. Tem uma oferta
formativa que resulta do acompanhamento constante das necessidades e das
exigências do Mercado de trabalho dispondo de 15 Licenciaturas, 19 mestrados e desenvolve
15 projectos de investigação. Quando pensei em tirar uma Licenciatura, tinha o
problema do tempo, o trabalho e a vida familiar não permitiam frequentar aulas
presenciais do ensino tradicional. Tinha ainda o problema geográfico e após
várias pesquisas das Universidades locais, nenhuma tinha um curso que se
enquadrasse ás minhas características e gostos pessoais. Pesquisei sobre
Universidades que conferiam grau de Licenciatura com cursos segundo os meus
interesses pessoais e profissionais, e com a oportunidade de ultrapassar
barreiras geográficas, temporais e linguísticas visto possuir um nível fraco de
Inglês. Após algumas pesquisas pela internet, a Universidade Aberta de Lisboa
constituía a melhor Universidade pois não só é pública, como disponibiliza uma
oferta desde Licenciaturas a Doutoramentos e ainda com o sistema em e-learning.
Percorri o site na Universidade, analisando os cursos e os seus planos
pedagógicos e o Curso de Educação era o que melhor se enquadrava, pois
anteriormente frequentei o curso de Professores do Ensino Básico com a variante
E.V.T. que não o terminei. Desta forma fiz o meu primeiro contacto com a
Universidade e optei pela opção de mudança de curso pois iria despender de
menos tempo. Foram-me dando as guidelines do que teria de fazer e enviar para a
minha candidatura e seguidamente matrícula e inscrição. Efetuei tudo on-line o
que me poupou tempo e dinheiro. Foi-me fornecido um e-mail institucional e mais
tarde, introduziram-me no módulo de ambientação on-line inteiramente grátis.
Este foi talvez o segundo factor que achei mais vantajoso (pois o primeiro foi
sem dúvida o facto de ter tratado de tudo on-line, sem ter de me deslocar a
Portugal). Com este módulo de ambientação virtual, tal como o nome indica,
ajuda a ambientarmos com o modo virtual de ensino. Aqui, percebi que este tipo
de ensino requer uma atitude de comprometimento activo, onde aprendemos a
aprender e por isso temos de adoptar uma postura construtiva e autónoma, com
interacções responsáveis. Era essencial traçar um plano de gestão pessoal, para
que pudesse continuar com a minha rotina diária profissional e familiar, como
ainda incorporar os estudos. Numa das Unidades curriculares foi-nos aconselhado
e explicado a criação de um cronograma que serviu de ponto de partida para a
minha organização e gestão pessoal. Numa outra unidade curricular
apresentaram-nos um vídeo que me tem servido até hoje, sobre o voo dos gansos,
no qual a mensagem principal é voarmos todos em bando, não deixando ninguém

para trás! Aqui percebi que este
tipo de ensino não é desprovido de laços de convívio e cumpre com a melhor
tradição da vivência académica. Para isso a Universidade dispõe de fóruns,
salas de conversação virtuais, wikis, repositórios, loja on-line e e-manuais.
Temos ainda á nossa disposição o acesso a recursos diversificados, a secretaria
on-line, o espaço da coordenação, onde podemos tirar dúvidas, pedir conselhos e
expor problemas. Todos estes espaços encontram-se devidamente “divididos” pelos
respectivos anos. Estava dado o pontapé de saída! Os professores foram
colocando o respectivo material entre textos, áudios, vídeos e apresentações,
pedindo para realizarmos algumas actividades, que apesar de trabalhosas e
preparam-nos para os e-folios. Pode-se tirar duvidas não só com o professor,
mas também com os colegas. Progredirmos na nossa aprendizagem pois aprendemos a
aprender e percebermos que o professor não apenas é um transmissor de
conhecimento e o aluno mero consumidores passivos e consumista, mas como alunos
somos actores activos de todo este processo.
Ao contrário do que esperava, as actividades realizadas e discutidas em
conjunto nos preparam para os e-fólios e ambos para o p-folio realizado mais
tarde nos. Uma outra vantagem é a opção de avaliação em a Universidade nos dá
opção de escolha entre dois tipos de avaliação, em Modo de exame final ou
avaliação continua. Com o modo de avaliação continua “obriga-me” a ter de
avançar mais frequentemente e participar nos fóruns bem como nas actividades.
Procrastinação foi algo que os professores me ajudaram a tomar consciência,
como um alarme sempre que o cansaço se apodera de nós ou não há vontade e damos
lugar á procrastinação! Um lema que me motiva a não deixar nada para amanhã.
Tem sido uma experiência enriquecedora, pois ultrapassei barreiras que não
imaginava para além do espaço geográfico e do tempo, mas de potencialidades que
desconhecia. Tenho lidado melhor e de forma mais eficaz, com algumas
ferramentas tecnológicas que já utilizava, mas não fazia uso na totalidade das
mesmas e de outras novas. Nunca me senti sozinha apesar pois tanto colegas como
professores têm sempre uma palavra de animo ou de motivação! Já frequentei
diversos cursos presenciais, e de todas as experiências académicas, esta é sem
dúvida a mais enriquecedora a nível pessoal, em que descobri uma outra forma de
estudar, potencialidades! Tenho uma faculdade “á minha medida” e de encontro ás
minhas necessidades! Penso que futuramente não escolherei outro modelo de
ensino pois desejo continuar a estudar porque é um gosto, um vicio e uma
maneira de estar na vida!
Em conclusão, faço um balanço muito
positivo mesmo não tendo uma interação presencial conseguimos socializar. Não
há de facto o cara-a-cara, a expressão facial nem tom de voz na maioria das
vezes, por isso temos de ter intervenções cuidadosas na escrita, mas é um outro
modo de aprendermos a comunicar. Para
além disso, sendo uma Universidade Pública e reconhecida, não é dispendiosa, e
temos a garantia do prestigio de um ensino exigente e de qualidade. Posso
concluir que é bem mais exigente, pois temos de ter muita organização e como
nos tornamos parte de todo este processo de ensino-aprendizagem, ao contrário
de um ensino presencial tradicional exige muito mais de nós próprios. A Universidade
Aberta na minha visão está na vanguarda de uma formação superior de qualidade e
de responsabilidade social com a inclusão digital, ultrapassando fronteiras
temporais e espaciais e sempre em busca de novos modelos e tecnologias, e por
isso já é actualmente um caso de estudo internacional.
Obrigado!
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